terça-feira, 14 de junho de 2011

Pelo amor de Deus - Isaías 46

Autor: D. A. Carson

Existem três seções para Isaías 46, e cada uma delas discorre um argumento distinto que implicita ou explicitamente convoca Israel a fé diante do Deus vivo.

(1) Nos primeiros dois versos, Isaías zomba dos deuses Babilônicos. “Bel” significa “senhor” e é equivalente a Baal como um título. Ele foi aplicado a Marduk, o principal deus da cidade de Babilônia. “Nebo” foi o filho de Bel-Marduk. Ele foi o patrono da escrita e da sabedoria. Na festa do Novo Ano, Bel-Marduk e Nebo eram carregados pelas ruas em uma grande procição até o santuário Esagila. Era o maior evento religioso do ano. Mas isaías prevê um momento quando Bel-Marduk e Nebo se dobram e inclinam, e as “cansadas feras” de carga que tem de carregá-los caem e cambaleiam em cativeiro (Isa. 46:1–2).

Isto não foi literalmente cumprido quando os Persas tomaram no século VI, por Ciro, preservado e até reforçado o estado dos deuses babilonios. Mas, no longo prazo, é claro, Bel-Marduk e Nebo caíram no esquecimento. Ninguém os adora hoje. Contudo milhões de homens e mulheres permanecem adorando o Deus de Israel.

(2) Na próxima seção (Isa. 46.3-7), Deus continua sua denúncia à idolatria. Agora em um tom ligeiramente romântico, Deus diz, com efeito, que os idólatras tem de carregar seus deuses, e até mesmo suas feras de carga tornam-se cansadas. Mas com o verdadeiro Deus,  é o contrário, Ele carrega seu povo. É difícil não perceber o contraste entre as duas religiões. Em uma, as pessoas fazem todo o trabalho pesado; na outra Deus o faz, e as pessoas são carregadas por Ele.

(3) Na última seção (Isa. 46.8-13), Deus repreende seu povo da aliança de maneira severa, não em termos brutais, mas francamente. Eles são rebeldes, e eles esqueceram-se de todas as formas graciosas e poderosas de Deus para com eles no período do Êxodo quando sua nação ainda nascia. Há coisas importantes para o crente lembrar (Isa 46.8-9).  Provavelmente parte do seu “desligar” ainda é Ciro. Ainda encontram dificuldade em imaginar que Deus usará um rei pagão como Ciro, ao invés de simplesmente destruí-lo. No entanto, Deus insiste que irá chamar do leste uma “ave de rapina” (Isa. 46.11) – muito provavelmente  uma referencia à Ciro. 

Seja qual for o seu propósito e plano, Ele está certo de fazê-lo passar. A implicação, é claro, é que: Deus é soberano e bom – então pare de tentar advinhar seus atos e confie nele. “Escutem-me, vocês de coração obstinado, vocês que estão longe da retidão. Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.”

Tradução: Leonardo Felicissimo
Texto Original: For the love of God

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário