quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sou Negro!

Interessante como o racismo ainda está implícito na mente das pessoas, mesmo aquelas que são mais próximas. Em pleno século XXI. Uma foto de perfil que publiquei gerou alguns comentários desnecessários (lê-se racistas!).

Qual o problema desta imagem? Alguns dizem: É feia! Por que é feia? Por que apresenta um jovem negro com cabelo black-power? Ah sim! A imagem de um jovem negro com o cabelo black-power é a imagem de um bandido! De um deliquente! Não é isso? Então por que é feia? (Como se cabelo em gel, terno e gravata fossem característica de alguém eticamente correto). Utilizando o verbete bíblico: "Ninguém se engane!", os piores deliquentes podem estar trajados com cabelos pentiados para traz, ou ajeitados com gel, terno e gravata. Cuidado!

Não vejo motivo algum de "feiura" nesta foto. Para mim, esta foto é uma representação evidente da cultura negra da década de 60. Em 1960 muitos estavam dançando e curtindo o som do Rock 'n' Roll nascido 10 anos antes (década de 50) influenciado pelos gêneros musicais afroamericanos. Estava em alta também o som do Blues, e o Jazz, que também possuiam grande influência das comunidades negras de New Orleans.

Entre 1950 e 1960 nascia o Soul, entre os negros como uma mistura do R&B (Rithym and Blus) e o Gospel das igrejas tradicionais das comundiades negras. Quem nunca ouviu falar do Jackson Five (Michael Jackson e seus irmãos), James Brown, Aretha Franklin, Earth Wind & Fire e muitos outros!? E o famoso estilo Disco, interpretado famosamente com a dança do John Travolta? Como queria ter nascido nessa época! Com absoluta certeza usaria um cabelo black-power!


Não há nada de feio em minha foto. O que há em minha foto é um reflexo de uma cultura que marcou a história. Uma cultura onde a música foi, é e sempre será um diferencial. Uma cultura dançante, uma cultura com swing. A cultura negra. Fomos escravizados e tratados como objetos no passado. Mas hoje nossa cultura brasileira está marcada pelo swing negro. Os estilos musicais mais ricos nasceram de influência negra.


Não há nada de feio em minha foto. Minha foto reflete quem eu sou. Reflete minha raça, a qual me faz declarar com muito orgulho: SOU NEGRO!


Um comentário:

  1. Muito bom o texto!
    É revoltante como existe uma errônea concepção pré estabelecida do que é belo. Quando Deus, em sua infinita sabedoria e criatividade planejou as diferentes raças, dedicou-se particularmente aos negros. Os negros são lindos. Olhos marcantes, aquele belo sorriso único, sem falar no talento pra música que parece estar no DNA. Fala sério, são lindos! Um dia eu ainda me caso com um!
    Um abraço Leo, Deus abençoe!
    Carla Breder

    ResponderExcluir