quinta-feira, 17 de março de 2011

Trechos da Palestra de Hernandes Dias Lopes

A Palestra do Hernandes Dias Lopes no II Congresso de Teologia, Religião e Igreja (Mackenzie) foi a melhor que ouvi. Obviamente que foi mais expositiva do que teológica. Cativante, profunda, emocionante! Segue abaixo o que consegui anotar (menos de 40 minutos). Comecei a ouvir muito tarde.

A. Um político incorruptível, impoluto é conhecido pelo que não faz
1. Neemias entra na política, mas não se corrompe como os demais políticos.
2. Neemias não apenas não se corrompeu, mas também impediu os seus de que entrassem no esquema de corrupção.
3. Neemias, não deixou-se levar pelo esquema de enriquecimento sobre o pobre.

B. Um político incorruptível, impoluto é conhecido pelo que faz
1. Sua fé determina a sua ética, se vocês temem a Deus, não podem explorar os seus irmãos. Neemias disse: Nós perdoamos e restituiremos os nossos irmãos.
3. O que foi levado pro líder como um problema desesperador, agora tem resposta como motivo de louvor. esse é o líder transforma caos em cosmos, desespero em esperança, problema em solução.
4. Ele dá mais valor ao trabalho do que a indolência. Ele participa da obra junto com os seus.
5. Dá mais valor a benevolência do que levar vantagem.

A motivação de Neemias é vertical
Precisamos de políticos que conheçam a Deus e temem a Deus. Quem teme a Deus não teme os homens e

A motivação de Neemias não é apenas vertical, mas horizontal.
Compaixão do povo. Não oprimiu, não roubou.

A motivação de Neemias é o conhecimento que a recompensa de sua integridade vem de Deus
"Lembra-te de mim óh meu Deus de tudo quanto fiz a este povo." Você não faz para receber aplauso dos homens, você faz para receber aprovação de Deus.

Neemias fez uma reforma estrutural na cidade em apenas 52 dias, mas a reforma espiritual demorou decadas. É mais fácil construir muros, predios, paredes, do que erguer vidas, famílias e restaurar a igreja do Deus vivo. Neemias não fez apenas uma reforma política, mas uma reforma espiritual. O Brasil precisa não apenas de reforma política, mas de reforma de políticos, não apenas de reforma política mas uma reforma espiritual.

Após ser questionado sobre o PLC 122, respondeu incisivamente:

"A igreja de Deus nunca foi destruida com a perseguição, ela é depurada com a perseguição, ela é fortalecida com a perseguição, e esse pode ser um dos grandes meios de avivamento que Deus tem para trazer para sua igreja."

Por que haveríamos de temer qualquer ameaça a igreja? Vocês acham que deixaríamos de pregar Rm 1? Deixaríamos de pregar o que está descrito em Gn. e em toda a Bíblia Sagrada? Nós contituaríamos pregando e com muito mais bravura, com mais intensidade.

Parafraseando: Tenho consciência de que isto traria para igreja um despertar espiritual, um avivamento que a direcionaria a fazer corajosamente o que não tem feito.

"Deus nos dê graça para vermos novos Neemias sendo levantados em nossa geração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário